"... porquê, como imagina em sua alma, assim ele é." (Provérbios – 23:7)
Cada pessoa é o que ela pensa. O poeta americano, Hawthorne, conta a história de um menino de nome Ernest, que gostava de contemplar um imenso rosto de pedra na encosta de uma montanha. A face tinha uma expressão de grande força, bondade e honradez, que fazia vibrar o coração do garoto. Havia uma lenda que dizia que, no futuro, surgiria naquele lugar um homem que se pareceria muito com o rosto de pedra. Durante sua infância, e mesmo depois de adulto, Ernest sempre fitava aquela figura, aguardando o aparecimento do homem que seria semelhante à imagem. Certo dia, quando o povo da localidade estava conversando a respeito da lenda, alguém de repente exclamou: "Olhem! Vejam só! Ernest é o homem que se parece com o grande rosto de pedra!" Era verdade. Ele se tornara na imagem que ocupava seus pensamentos.Os desejos secretos do nosso coração, mais cedo ou mais tarde, transparecem em nossa fisionomia. Certa vez, alguém queria apresentar determinada pessoa ao Presidente americano, A. Lincoln.
- Não quero vê-lo - disse o Presidente.
E o amigo protestou:
- Mas senhor nem o conhece.
Ao que Lincoln respondeu:
- Não gosto de sua fisionomia.
- Ninguém é responsável pela aparência de seu rosto, disse o outro.
- Todo adulto é responsável pelas suas feições, insistiu o Presidente.
Ele próprio era um exemplo disso. Embora seus traços fossem grosseiros, qualquer um podia ver em seu rosto evidências da simpatia e honestidade que fizeram dele o maior americano de todos os tempos.
Alguns psicólogos já provaram, através de estudos cuidadosos, que os pensamentos de cada pessoa transparecem em seu semblante. Os casais mais idosos que vivem harmoniosamente, começam a se parecer um com o outro. Por causa da união, das experiências em comum, da identificação de pensamento, eles acabam se assemelhando.
Ralph Waldo Emerson, um dos principais filósofos americanos, disse: " O homem é aquilo em que ele pensa constantemente." E ele não foi o primeiro a declarar isto, pois Marco Aurélio, o maior imperador de Roma, disse: "Nossa vida é aquilo que nossos pensamentos a tornam." Norman Vincent Peale disse: "Mude seus pensamentos e mudará seu mundo".
A propósito, que imagem você está projetando de si mesmo?Texto extraído do livro Insight II - www.primeiroprograma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário